Nova York pra quem tá pobre

Processed with VSCO with a6 preset

Sejamos honestos: viagem internacional é caro. É claro que tudo é extremamente relativo e depende de como você quer que sua viagem seja, mas, a não ser que você seja milionário, não dá pra viajar sem passar uns meses guardando uma graninha. Por isso, economizar durante a viagem é fundamental, já que, se bem aplicado, esse dinheiro pode render uma quantidade maior de passeios e compras!

Como eu disse aqui, ao final dos intercâmbios de trabalho nos Estados Unidos nós temos o Grace Period (GP), que são 30 dias a mais para passear pelo país sem precisar de visto de turista. Eu viajei por uma semana (e mais alguns dias) para Nova York e, como estava no fim do meu programa e com a grana mais curta, posso dar algumas dicas de como viver na cidade sem gastar tanto. Esta foi a minha segunda vez em NY e nos tópicos abaixo vou contar cada detalhe de como foi essa #aventura:

HOSPEDAGEM E TRANSPORTE

Antes de embarcar para Orlando e meu intercâmbio realmente começar, eu já tinha em mente que queria viajar para Nova York ou para Califórnia durante o GP. Apesar de já ter ido para lá, acabei optando por NY por um único motivo: era mais barato.

Conheci em um grupo do ICP algumas meninas que estavam procurando pessoas para dividir hotel na cidade. As datas bateram com as minhas e lá fui eu, fechar hotel com pessoas que eu nem ao menos conhecia! No fim das contas deu tudo certo e dividir o quarto foi fundamental para não gastar tanto, além de me dar a oportunidade de fazer amizades.

Nós reservamos o Hotel at Times Square que, como o próprio nome diz, fica na Times Square (dã). O hotel era excelente, tanto em localização quanto em serviços. O quarto era confortável e tinha café da manhã incluso, que foi uma boa maneira de economizar com comida.

Procurar um hotel com boa localização, perto dos lugares que queríamos visitar, foi muito importante para nossa economia. Muitas vezes o barato pode sair caro e podemos acabar gastando mais tempo e dinheiro com transporte do que economizamos no hotel, então é bom pensar bem. Falando em transporte, a melhor maneira de andar por NY é de metrô. Ele leva para todos (todos!) os lugares da cidade e o passe semanal custa 30 dólares. Mais uma excelente economia!

PS: Muitas pessoas do ICP ficaram hospedadas no The Row, que é também perto da Times Square.

ALIMENTAÇÃO

Comida em viagem é uma coisa extremamente relativa, já que depende do lugar, do dia, da vontade e, claro, da sua fome.

Eu não sou uma pessoa que costuma gastar muito com comida, porque, honestamente, prefiro gastar com coisas que posso levar para casa, hehehe. Pensando nisso, não foi um problema tão grande para mim não me alimentar direito durante o tempo que estive lá. Comi muita pizza de 1 dólar e sanduíche do McDonald’s por conta do preço mesmo, mas também fiz algumas refeições em lugares bacanas.

Minha dica é tomar um café da manhã reforçado e se possível levar na bolsa lanches para o dia. Assim você não tem que parar o tempo todo para comer e ainda economiza uma graninha. Outro conselho é procurar bastante lugares bons e baratos pra comer. Nova York é uma cidade muito grande e você consegue achar comida gostosa por um preço razoável. Os melhores lugares que comemos foi um ravióli no Chelsea Market, um spaghetti com frango à parmegiana em Little Italy, um hambúrguer no Shake Shack e uma pizza no Artichoke Pizza. Cada um por menos de 20 dólares!

PASSEIOS

Para mim, a melhor parte! NY é uma cidade linda e andar pelas ruas é como estar em um filme, emocionante em cada cantinho. Como era a minha segunda vez na cidade e também dos meus amigos, nós optamos por não visitar todos os pontos turísticos, já que já conhecíamos alguns.

A maioria dos passeios que fomos foi de graça, como Central Park, Times Square, Grand Central Terminal, Brooklyn Bridge, Ground Zero, The High Line, etc. Entre os passeios pagos, destaco o One World Trade Center, em que pagamos por volta de 40 dólares para subir até o observatório. Valeu à pena porque a vista é linda e esse foi o único observatório que fomos, mas se você só tem como escolher um, indico o Top of the Rock porque a vista é mais bonita — especialmente no pôr do sol.

Nós fomos também assistir ao espetáculo da Broadway e escolhemos O Fantasma da Ópera. Sendo sincera eu não curti muito. Paguei cerca de 50 dólares no ingresso com desconto e achei o show muito bonito e bem feito, mas como eu não conhecia a história, foi difícil me encantar e confesso até que cochilei em alguns momentos KKKK Recomendo fortemente os espetáculos da Broadway pela experiência, mas procure um que você se identifique com a história! Tenho certeza que minha opinião seria outra se eu tivesse assistido O Rei Leão ou Aladdin, por exemplo.

Quanto aos museus, nós fomos ao MET (Metropolitan Museum of Art), MoMa (Museum of Modern Art) e o Guggenheim, mas só entramos de fato no MoMa. O museu é lindo e o ingresso custa 25 dólares, mas às sextas-feiras, das 16h às 20h, a entrada é gratuita. A maioria dos museus em NY tem esse tipo de serviço e neste link você pode conferir a lista. Só lembre-se de chegar cedo porque lota!

Abaixo vou deixar algumas fotos dos lugares que visitamos, mas pretendo falar com mais detalhes deles em breve:

COMPRAS

Não vou mentir: adoro. Adoro tanto que um dos motivos de eu não ter tanto dinheiro assim em NY foi porque gastei boa parte das minhas economias durante o ICP. Na minha opinião Orlando é bem melhor para compras do que NY, mas não pense que eu voltei pro Brasil sem nada de NY porque dá sim pra achar coisa barata por lá.

O melhor lugar que fomos comprar foi o outlet Jersey Gardens, que fica em New Jersey, a cerca de 30 minutos de Manhattan. É um passeio que demanda um dia inteiro, mas vale à pena porque lá você encontra várias marcas por preços bem mais vantajosos que nas lojas de NY.

Como não nós alugamos carro por lá, nossa melhor alternativa foi ir de ônibus. É só ir até o Port Authority Bus Terminal e comprar o ticket de ida e volta que custa 13 dólares. Dessa forma você fica limitado aos horários dos ônibus, mas para nós não foi um problema e deu tudo certo.

Manhattan também tem muitas opções lojas e você consegue encontrar absolutamente tudo que quiser. Eu não costumo me importar com marcas, então pra mim as melhores lojas são as de departamento como Forever 21 e H&M. Essas lojas tem em todo canto, especialmente na Times Square, que são enormes! Recomendo ir também na Victoria’s Secret da 5ª avenida, que também é enorme e conta até com um museu da marca no último andar!

Alguns outros lojas que na minha opinião valem a visita são Macy’s (a maior do mundo!), Century 21, B&H Photo e Video, Wallgreens, Disney Store, M&M’s e Uniqlo.

Em qualquer loja, a minha dica é procurar bem. A maioria das lojas costuma ter uma área de promoções então não deixe de passar lá. Na Vans comprando dois tênis um saía pela metade do preço, enquanto na Zara eu consegui achar uma saia de 5 dólares e na Forever 21 uma jaqueta de 4 dólares. Procure!

CONTRATEMPOS

Coloquei esse tópico porque aconteceu um probleminha comigo na viagem e deixar um dinheiro reservado foi fundamental.

O meu voo de volta seria no dia 9 de fevereiro para Orlando e de lá para o Brasil. Só que neste dia ocorreu uma nevasca em Nova York e a maioria dos voos domésticos foi cancelada. Recebi um e-mail da companhia aérea na manhã do dia 9 e, com todos os voos lotados, só consegui remarcar minha volta para o dia 13 de fevereiro! Tive que ligar também na companhia que me levaria de Orlando para o Brasil, para também adiar o voo.

Todas essas trocas não tiveram custo já que foram causadas pelo tempo, mas como eu precisaria ficar mais quatro dias na cidade, tive que gastar a mais com a hospedagem. Por sorte (ou azar), alguns amigos também tiveram esse problema e eu consegui dividir um novo hotel por mais alguns dias.

Apesar de ter um dinheiro guardado, infelizmente a quantia não era suficiente e meus pais tiveram que me auxiliar do Brasil. Por isso, minha dica é sempre ter um dinheiro reservado porque nunca sabemos o que pode acontecer. No fim das contas foi muito bom ter conseguido ver neve! hehehe

_____

Por hoje é isso! Mais uma vez peço desculpas pelo tamanho do post KKKK Espero que tenham gostado da minha experiência na cidade que nunca dorme e que minhas dicas de como economizar uma graninha tenham ajudado. Um beijo e até mais!

2 comentários sobre “Nova York pra quem tá pobre

Comente

