Vida de Custodial

Como eu expliquei aqui, cada cast member tem a sua role, ou seja, sua função no parque. A minha foi Custodial e hoje vou falar um pouquinho dela e de todos os prós e contras.

Custodial entrou na minha vida por meio da minha amiga que fez o programa no ano anterior. Lembro perfeitamente de quando ela me contou que trabalharia na Disney limpando o parque. Minha reação foi imediata: eu ri. Depois ela me explicou os prós e os contras e, veja só no que deu, no ano seguinte lá estava eu colocando Custodial como minha primeira opção. E cara, que bom que eu coloquei! Apesar de 90% dos cast members dizerem que suas roles são as melhores, hoje eu vejo que nenhuma outra seria tão perfeita pra mim.

O trabalho dos custodians é simples: você precisa manter a limpeza do parque (ou resorts, mas eu falo mais sobre parque porque foi onde eu trabalhei). Perceba que eu disse manter e não limpar! Isso acontece porque todos os dias, durante a madrugada, os parques recebem uma limpeza mais pesada pelo pessoal chamado de “third shift”. O serviço dos custodians, então, é só fazer com que tudo continue limpo enquanto o parque ainda está aberto.

O nosso trabalho é dividido em shifts (turnos) de banheiros e de ruas (restrooms e streets).

Em shifts de banheiro, somos responsáveis por mantê-lo em ordem. Isso significa repor papel e sabão, secar pias, varrer papel do chão, tirar lixos, etc. Significa também limpar caso aconteça algum acidente mais sério, como vaso transbordando, vaso entupido de cocô e muito mais. Não é sempre, mas acontece, então esteja preparado pra lidar com isso.

Quando caímos em shifts de rua, somos responsáveis por tirar o lixo das lixeiras e atender a qualquer chamado de limpeza. Alguém vomitou num brinquedo mais radical? Custodial vai limpar. Derrubaram picolé no meio da rua? Custodial vai limpar. Uma criança fez xixi de tanta emoção ao ver seu personagem preferido? Custodial vai limpar. Alguém caiu e sujou o chão todinho de sangue? Adivinha só?! Custodial vai limpar. Como eu disse acima, são coisas que não acontecem o tempo todo, mas que você deve estar preparado para lidar.

Além dessas duas divisões, existem também as de horário e de local. Os parques são divididos por áreas e cada custodial fica responsável por uma ou mais. Em shifts de rua, você cuida das lixeiras e de tudo que acontece naquela área (inclusive de coisas dentro das atrações). Já em shifts de banheiro, você cuida de um ou mais banheiros dali. Com relação aos horários, os custodians são divididos em openers, mid e closers, ou seja, são responsáveis por abrir, “manter” ou fechar aquela área.

Eu costumo dizer que o trabalho de Custodial é basicamente sorte. Isso acontece porque, diferentemente das outras roles, tudo é extremamente relativo. Depende da área que você vai cair e depende especialmente do que vai acontecer no parque naquele dia. Você pode cair num banheiro completamente vazio ou em um que está sempre com fila na porta. Você pode ser chamado no mesmo dia pra limpar vários vômitos (famigerado “Code V”) ou passar todo o programa sem ter limpado nenhum. Eu conheço gente que nunca limpou nenhum code (vômito, xixi, cocô ou sangue) e conheço gente que na primeira semana teve que limpar uma explosão de cocô em um banheiro. É tudo questão de sorte.

O que eu posso te garantir é que, sendo Custodial, você vai ter muita liberdade e muita guest interaction. Esses são, sem dúvidas, os maiores prós dessa role e os que me fizeram colocá-la como primeira opção. Você é responsável por manter a limpeza do parque, certo? Isso significa que até a lixeira encher ou até seu banheiro precisar ser checado de novo, você é dono do seu horário e livre pra andar pela sua área. Sua obrigação nesse tempo é varrer pequenas sujeiras do parque, mas também dar informações e conversar com os visitantes, já que, por estarmos sempre nas ruas, os custodians são um dos contatos mais imediatos dos guests com um Cast Member. Você deve informar, conversar, brincar, trocar pins e muito mais – coisa que rende várias histórias pra você trazer pra casa.

Outro ponto positivo de ser Custodial é que dificilmente você vai ter uma experiência negativa com um guest. É claro que existem pessoas ruins em todos os lugares, mas, diferentemente de outras posições, em que as pessoas podem não te obedecer e querer discutir, como Custodial raramente você vai precisar adotar uma postura mais agressiva com alguém. O que acontecia comigo na maioria das vezes era justamente o contrário: as pessoas agradeciam e elogiavam o trabalho que eu estava fazendo.

Pra completar, os custodians geralmente recebem bastante horas e assim conseguem fazer bastante dinheiro. Nós também não temos problema em doar e pegar shifts em outros lugares (ainda que eu só tenha trabalhado no DHS). Se seu objetivo é esse, fica ainda mais fácil juntar uma grana.

O ponto negativo dessa role é um só: lidar com coisas “nojentas”. Se você for uma pessoa bastante fresca, eu não te indico ser Custodial, porque você vai sentir nojo. Mas se você acha que dá conta ou se tem uma pequena dúvida, vá em frente. Eu te garanto: o trabalho é bem mais leve do que parece. Pra ter uma noção, a Disney usa um produto pra limpar Code V’s em locais externos que é só jogar em cima que o vômito vira uma espécie de serragem. Daí é só varrer e pronto. Acredita em mim, não é tão ruim quanto parece.

O meu local de trabalho foi o Hollywood Studios e eu não poderia ter amado mais. Sempre foi um dos meus parques preferidos como guest, mas como cast member foi ótimo porque ele não é nem muito cheio e nem muito grande. No meu ano muitas áreas e atrações estavam fechadas ou reformando, então facilitou bastante na hora de decorar e aprender tudo.

Além disso, diferente de alguns outros parques, como Custodial no DHS podemos cair em qualquer área. Isso é maravilhoso porque nos permite conhecer e trabalhar no parque todo. Um dos lugares em que podemos trabalhar no Hollywood Studios é no Fantasmic, o show noturno de fogos e projeções. É definitivamente o melhor shift de todos porque você tem pouquíssima coisa pra fazer e ainda pode assistir o espetáculo todinho. Cá entre nós, confesso que chorei de emoção algumas vezes assistindo, durante o shift mesmo.

Se ainda não te convenci, sabia que o Hollywood é o único lugar em que somos chamados de showkeepers, ou seja, os responsáveis por manter o show!

Ser Custodial foi uma experiência maravilhosa. É claro que nem tudo são flores e bate aquele desespero quando o vaso transborda, o banheiro não para de chegar gente ou quando seus líderes são bem insuportáveis. Mas foi uma experiência muito enriquecedora pessoalmente e profissionalmente, porque tive ainda mais certeza de que qualquer trabalho é trabalho e ninguém é inferior por desempenhar determinada função. Eu já sabia disso, mas viver na pele é um choque de realidade muito grande que eu definitivamente recomendo a todos. De verdade, você volta outra pessoa.

Fora isso, ser Custodial ainda me proporcionou muitas amizades. Pelo menos no nosso programa, por não sermos muitos, fomos com certeza a role mais unida. 

E claro, a mais miguézera <3

3 comentários sobre “Vida de Custodial

Comente

