ICP: Antes

Processed with VSCO with a6 preset

Dando continuidade aos posts sobre o ICP, hoje vou contar um pouquinho mais sobre o processo seletivo e tudo que acontece antes do programa começar. Se você ainda não leu, sugiro que dê uma olhadinha neste post para entender tudo que é necessário para o intercâmbio. Sem mais delongas, vamos ao “antes”!

Se você leu isso aqui, sabe que minha história com a Disney é de longa data mas minha inscrição no programa foi muito em cima da hora. Fiquei sabendo no dia anterior da palestra que aconteceria em Brasília e fui sem estar inscrita no site. Chegamos cedo para ficar na fila de espera e isso foi ótimo, porque deu tudo certo e conseguimos entrar. A palestra é bem detalhada e te explica tudo que você precisa saber sobre o programa, desde regras a todos os custos. É lá também que recebemos a data e o horário da primeira entrevista e a minha estava marcada logo para o dia seguinte.

Para mim tudo aconteceu muito rápido e eu achei que isso atrapalhou um pouco o meu desempenho. Ainda que a entrevista tenha sido muito simples, eu estava muito nervosa e senti que não me saí tão bem quanto gostaria.

As perguntas são basicamente por que você gostaria de trabalhar na Disney, qual a função que você gostaria de trabalhar e por quê, se você está disposto a viver com pessoas de culturas diferentes, etc. Minha dica para essa primeira entrevista é demonstrar interesse, flexibilidade e extroversão. A Disney preza muito por pessoas alegres e animadas, então não deixe de sorrir durante a entrevista e demonstrar o quanto aquilo é importante para você e para sua carreira. Eles querem também alguém que não tenha problemas em lidar com horários loucos e gente de todo tipo, então não esqueça de demostrar flexibilidade na hora de responder.

No meu caso, apesar de achar que fui simpática e flexível durante as perguntas, senti que o nervosismo tinha me atrapalhado muito e saí de lá com a certeza de que não tinha passado. Depois de uma longa – bem longa! – espera, a resposta finalmente saiu. Os resultados podem ser aprovado, reprovado e stand-by (nesse caso os candidatos ficam numa lista de espera para que, conforme os aprovados desistam, eles sejam chamados) e foi uma grande surpresa ver que eu tinha sido aprovada logo de cara!

sp

A segunda fase acontece em São Paulo e é agendada. Minha entrevista estava marcada para o dia 17/08, então no dia 16 lá estava euzinha embarcando. Logo no aeroporto, porém, meu celular caiu, quebrou a tela e parou de funcionar (vide foto acima). Na hora foi uma grande tristeza, mas depois percebi que isso foi fundamental para meu desempenho na entrevista, pois eu não tive acesso a nenhum grupo e a nenhuma informação ou pergunta feita aos outros candidatos. Isso foi ótimo porque me manteve bem mais tranquila durante toda a viagem.

A entrevista dessa vez acontece com os próprios recrutadores da Disney e é um pouco mais detalhada. As perguntas, no entanto, não diferem muito da primeira. Eles perguntam mais uma vez o motivo de você querer trabalhar na Disney, mas focam mais em qual a função que você pretende desempenhar e por quê. Minha dica para esta fase é que você deixe bem claro suas preferências, tanto de função como de local de trabalho, porque muitas vezes eles levam isso em consideração. É provável também que nessa entrevista o recrutador te coloque em uma situação-problema relacionada à função que você escolheu, então é bom já estar preparado. Novamente não esqueça de demonstrar interesse, simpatia e flexibilidade.

Como eu disse, minha entrevista foi muito tranquila. Eu obviamente estava nervosa, mas bem menos que da primeira vez. A minha recrutadora foi a Jenny, que foi muito simpática e fez a entrevista fluir naturalmente. Ela me perguntou as minhas preferências para função e o motivo (respondi Custodial, Merchandising e Character Attendant, nessa ordem). Depois ela me deu uma situação-problema de uma delas (Merchandising) e perguntou também se eu teria algum problema de cair em uma função que não fosse as que eu coloquei como primeiras opções (Quick Service). Respondi que não, claramente. É nessa entrevista também que eles verificam coisas relacionadas ao Disney Look, então ela pediu para ver as minhas tatuagens. Eu mostrei (elas ficam no braço) e ela disse que não tinha problema porque o uniforme dá a possibilidade de usar uma blusa de manga comprida por baixo.

No fim da entrevista escutei da Jenny que eu tinha feito um bom trabalho e saí de lá confiante – porém ainda ansiosa, é claro. A primeira leva de resultados demorou pouco mais de uma semana pra chegar e junto com ela veio o meu email de congratulations. Sim, eu tinha sido aprovada! E ainda para Custodial, a função que era a minha primeira opção!

passei

Eu comemorei, chorei, pulei e gritei. Mas depois disso veio a parte chata, de burocracias, formulários, passaporte, visto, documentos, taxas, pagamentos, etc. Parece desesperador no começo mas tudo deu certo no fim e cada documento preenchido era um pézinho a mais na Disney. Então, acredite, vale à pena. Minha dica pra essa parte é bem simples: tenha calma porque tudo se resolve no seu tempo.

O processo todo começou em maio e só terminou dia 28 de novembro, data de início do meu programa. Foi quase um ano inteiro de preparações e muita ansiedade, em que eu li muito site, blog e depoimento, além de assistir muitos vídeos imaginando como seria quando fosse a minha vez lá. A minha principal dica pra acalmar o coração, porém, é fazer amigos durante o processo. Entre nos grupos (serão muitos) de Facebook e WhatsApp, converse com quem já foi e com quem quer ir, tire dúvidas, vá em encontros, etc. É provável que esses amigos nem sejam os mesmos que vão te acompanhar durante o programa, mas são eles que vão te ajudar a resolver todo e qualquer problema antes de tudo começar.

img_9965

E acredite, está só começando.

Um comentário sobre “ICP: Antes

Comente

