Extraordinário (R. J. Palacio)

32

ExtraordinárioR. J. Palacio ∙ Editora Intrínseca

O livro conta a história de August Pullman, um garoto que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Quando completa dez anos, Auggie — como é chamado carinhosamente pela família — tem de ir pela primeira vez à escola. Lá ele é obrigado a lidar com o preconceito dos colegas por ser diferente.

30

Extraordinário possui capítulos bem curtinhos e é divido em oito partes, onde diferentes personagens contam a história do seu ponto de vista. Essa divisão foi muito importante porque mostrou o lado de cada um envolvido: de quem vive, de quem convive e de quem vê. Além disso, a autora sempre faz referência a outros livros e músicas. Um exemplo disso são as citações que aparecem no início de cada parte.

33

O livro é, sem dúvidas, extraordinário. Auggie é um personagem cativante que possui uma maneira única de ver o mundo. Ele mostra as dificuldades de ser diferente e de como as pessoas te tratam por causa disso. A maioria das pessoas prologam o olhar quando o vêem e, quando se dão conta que ele percebeu, viram o rosto, fingindo nem ter visto o garoto. Fazemos muito isso no nosso dia a dia, mesmo sem intenção, e percebemos que isso incomoda quem é “diferente”.

Gostei muito desse livro por ele abordar assuntos sérios de um maneira leve, sem deixar a leitura cansativa. A história, mesmo sendo triste, não é clichê, e sim uma verdadeira lição de vida. A autora nos mostra que aparência não é tudo, e sim o que fazemos e o que somos.

“Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como monumentos que as pessoas erguem em honra de heróis depois que eles morrem (…) Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra.”

29

28

Extraordinário é indicado para todas as idades por ter uma proposta bacana e uma leitura dinâmica.

Nota: ♥♥♥♥♥

É isso. Me contem nos comentários se você ficou com vontade de ler ou se já leu e o que achou! Espero que tenham gostado e até o próximo post. <3

PS: Eu criei esses dias uma conta no Skoob. Se você quiser me adicionar lá o link é esse :)

Anúncios

14 comentários sobre “Extraordinário (R. J. Palacio)

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s