TOP 5: especial dia internacional do livro!

07

“Existe distração mais nobre, existe mais distraída companhia, existe mais delicioso transe do que a literatura?” – Muriel Barbery

Vocês tem que me amar muito porque mesmo eu estando morrendo de gripe (aceito desejo de melhoras, haha), vim aqui com todo meu coração desejar feliz dia internacional do livro pra vocês! Dia 23 de Abril, é a data de falecimento de dois ícones literários, os escritores William Shakespeare e Miguel de Cervantes e, devido a esse fato, o dia de hoje foi instituído como o dia internacional do livro.

Como comemoração – e porque faz um tempinho desde o último post dessa categoria –, decidi fazer um Top 5 dos meus livros prediletos! Vamos ver?

03

Saga Harry Potter ∙ J.K. Rowling ∙ Rocco

Não é surpresa nenhuma que essa série estaria aqui, né? Como todo mundo sabe, a saga conta a história de Harry Potter, um menino que, ao descobrir ser bruxo, começa a estudar na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, onde conhece seus melhores amigos Rony e Hermione e desvenda cada dia mais seu passado, presente e futuro. Cada livro equivale a um ano da vida do protagonista e vemos, durante esse tempo, os personagens e a narrativa amadurecerem gradativamente. Lançada em 1997, Harry Potter esteve presente na infância de muitos jovens ao redor de todo o mundo. Esses livros não só fazem parte da minha lista de livros prediletos como fazem parte da minha própria história. Somos, definitivamente, a geração Potter. <3

05

A Garota Americana ∙ Meg Cabot ∙ Galera Record

Esse livro conta as aventuras de Samantha Madison (simplesmente amo quando os personagens têm o meu nome!), uma típica garota americana, que vê sua vida mudar ao salvar a vida de nada mais nada menos que o presidente dos Estados Unidos, ameaçado com uma arma na frente do ateliê onde a menina faz aula de arte. Depois do fato heroico que ela jura não ter sido nada demais, Sam se vê diante de uma fama repentina e tem de lidar com a bajulação da garotas populares do colégio, ida a programas de TV, cargo de embaixadora da ONU e, pra completar, a aproximação de David, o filho do presidente. Adoro o modo como a leitura flui e acho que esse é sem dúvidas o melhor livro da Meg!

02

As Vantagens de Ser Invisível ∙ Stephen Chbosky ∙ Rocco

Neste livro, Stephen Chbosky narra por meio de cartas endereçadas a um amigo (talvez seja o próprio leitor?) a vida de Charlie, um adolescente meio feliz e meio triste, que tenta descobrir o mundo e a sua própria personalidade. Percebemos no protagonista as emoções de qualquer jovem, as primeiras descobertas, os primeiros sentimentos, e a constante busca por se sentir infinito. O livro foi adaptado para o cinema em 2012 e conta com a presença de Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller nos papéis de Charlie, Sam e Patrick, respectivamente. Sou completamente apaixonada por essa história e acho que é um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida. <3

06

Trilogia Jogos Vorazes ∙ Suzanne Collins ∙ Rocco

Ambientada em Panem, a trilogia narra um novo futuro, em que a Capital governa todo o país, divido em doze distritos. Para mostrar seu poder, criaram os Jogos Vorazes, uma competição anual em que dois jovens de cada distrito são obrigados a lutar até sobrar apenas um vencedor. Ao longo dos três livros, vemos a protagonista Katniss Everdeen, moradora do distrito 12, em suas aventuras em busca de uma vida tranquila para ela e sua família. Os livros abordam questões sérias como pobreza, fome, opressão e os efeitos da guerra por meio de uma leitura incrível. A trilogia foi também adaptada cinematograficamente em 2012, e em novembro desse ano vai ser lançado o “Em Chamas”, segundo filme da série. Eu mal posso esperar!

04

Bisa Bia, Bisa Bel ∙ Ana Maria Machado ∙ Editora Moderna

Por último, decidi colocar o Bisa Bisa, Bisa Bel da Ana Maria Machado. Ele está aqui não por ser uma história que eu adore muito, como os outros acima, mas sim porque marcou muito minha infância. Sempre que eu penso em livros que li quando era pequena, esse me vem à mente. É um livro infanto-juvenil e conta a história de uma menina chamada Bia que, ao achar um retrato de sua bisavó pequena, estabelece uma relação bem íntima com ela. Com apenas 62 páginas, a autora marcou a infância de muitas crianças, pois Bisa Bia, Bisa Bel ficou conhecido mundialmente e foi considerado um dos dez mais importantes livros infantis do Brasil.

É isso! Me contem nos comentários se já leram algum desses e quais são seus favoritos. Mesmo já estando no finalzinho do dia, desejo um ótimo dia do livro pra vocês. Espero que tenham gostado! Xx

PS: Esqueci de comentar no post anterior mas o blog tá com layout novo! O outro me incomodava bastante por causa da fonte dos textos, aí troquei e achei esse aqui bem melhor. Vocês gostaram? :)

3 comentários sobre “TOP 5: especial dia internacional do livro!

  1. jocastaluiza disse:

    Saga Harry Potter *__* Li todos e adoro. Só perde pro Hobbit. Os outros que vc citou eu não li. Estou lendo O Fazedor de Cercas (um romance taoista de Sun Ling) por uma questão de honra. É muuuito zen pro meu gosto, mas – comecei, vou terminar! Depois vou pra Game of Throns \o/

    • Samantha disse:

      Harry Potter é tudo, né? <3 Se eu não me engano tem o Hobbit aqui em casa mas nunca me interessei muito :/ Muito importante terminar o livro que começou, você tá de parabéns, ahahha!
      Todo mundo fala de Game of Thrones também mas nunca tive vontade de ler. Depois você me fala se é bom!
      Beijosss

Comente

